Foi lançada no domingo, 1º de fevereiro, a edição 1.0 do PPSSPP para Android. Até então em versão Beta, o emulador de PSP faz celulares e tablets com o sistema operacional da Google rodar games para PSP, o primeiro console portátil da Sony.
Assim como a versão para computador, o PPSSPP para Android permite jogar os games em alta definição (as texturas originalmente em baixa resolução são "melhoradas" através de filtros), ativar avanço rápido, salvar e carregar o save a qualquer instante e importar o arquivo de continuidade do próprio portátil.
O programa usa um controle virtual, que, geralmente, não é muito confortável ou eficiente, mas é possível optar por manetes e teclados para os equipamentos mobile. O emulador não vem com jogos e orienta o usuário a transformar os games em UMD em arquivos ISO ou baixar aplicativos caseiros.
O PPSSPP é gratuito, mas possui propagandas. Para se livrar delas existe a versão Gold, que custa R$ 13,78 na cotação de hoje.

Como emular o PSP no seu computador

Emule o portátil da Sony com perfeição e gráficos superiores ao do próprio console!


O primeiro passo é você baixar o PPSSPP, um emulador de roms do console que tem mil e uma utilidades positivas para serem destacadas, entre elas:
  • Reconhece todos os controles plugados no computador;
  • Configura os controles automaticamente;
  • Permite a seleção de roms, colocando elas em uma pasta;
  • Deixa que o usuário configure os seus gráficos para que os jogos possam rodar em melhores qualidades.

Duas versões

O emulador possui as duas versões, 32 e 64 bits, fizemos testes nas duas e elas funcionaram normalmente, sem problemas. Para baixar o emulador você pode clicar aqui. O download virá em um arquivo compactado do Winrar. Descompacte esses arquivos em uma pasta e eles ficarão dessa maneira:
A única diferença (e um aviso importante) é que a versão 32 bits pede para que o usuário baixe um plugin de áudio e isso pode ser feito normalmente, basta clicar nessa opção que fica na tela inicial do emulador e depois em Download and Install.

Configurando o emulador

Você pode executar o jogo sem fazer nenhuma configuração, devido ao esquema de controle que é automático, configurado para o seu teclado. Para melhorar os seus gráficos ou ter uma performace melhor, você deve seguir as configurações abaixo:
  1. Dê um duplo clique no executável do programa e abra essa tela;
  2. Vá em Options;
  3. Clique em Render Resolution e depois selecione, “4X Render Resolution”. Assim o seu jogo terá uma resolução melhor, caso sua máquina tenha problemas com desempenho, tente escolher outra opção para a verificação;
  4. Ative a opção "Stretch to Display" e arrume a tela do seu emulador para um tamanho adequado ao seu monitor, fazendo com que o jogo funcione ocupando toda a tela do mesmo;
  5. Desative a opção "Buffered Rendering". Nos nossos testes ela ocasionou uma espécie de efeito "fantasma" nos personagens e uma cópia do jogo em menor resolução no fundo do gameplay;
  6. Deixe habilitado o Simple 2x SSAA para que o game não tenha serrilhados nas bordas. A exemplo da resolução, caso a sua máquina não aceite essa configuração, não a habilite;
  7. Habilite a opção VSYNC para que o seu game não tenha riscos entre as trocas de frames no meio da tela. Esse "acontecimento" se chama Screen Tearing, e ele ocasiona a visão de dois frames ao mesmo tempo;
  8. Em Texture Scalling você deve deixar 5x (insane) ativado, melhorando assim as texturas do jogo. Caso o seu computador não permita esse tipo de configuração, deixe ela desligada para melhorar o desempenho;
  9. Ao terminar todas as configurações a sua tela de opções deve ficar dessa maneira;

  10. Se as configurações de controle não lhe agradarem, clique em Options novamente e depois em Control. Escolha o tipo de controle que você deseja e configure clicando no desenho do botão e depois no botão correspondente. Os controles são:
    • Keyboard - Teclado;
    • DirectInput - Qualquer controle conectado que não seja do Xbox;
    • Xinput - Controle do Xbox.

    Lista de roms

    Esse emulador possui uma lista de jogos que são reconhecidos pelo mesmo e podem ser executados, essa lista pode ser encontrada neste fórum e você deve se ater a todos esses jogos, afinal, nenhum que está fora da lista funcionará nele e isso vai prevenir a perca de tempo. Depois que você achou sua rom, basta entrar em file e procurá-la pelo seu computador. Vale lembrar que os formatos suportados pelo emulador são ISO e CSO.

    Diferenças

    Na imagem abaixo, podemos notar as diferenças entre o jogo sem filtro e o com filtro. Na tela de Screen de God of War: Chain of Olympus temos o nosso querido Kratos com uma imagem bem focada em seu rosto. Veja a diferença de cores no fogo situado no fundo da tela e também a ausência de serrilhado na versão com filtros.

    Outro emulador

    Ainda temos de falar da existência do JPCSP, que pode ser baixado aqui. Esse emulador possui alguns problemas na hora de configurá-lo, por isso decidimos não usá-lo nessa matéria, mas, de qualquer maneira, caso algum jogo não funcione no PPSSPP, tente esse emulador.
    Uma grande diferença que notamos é que o JPCSP necessita de uma configuração gráfica para qualquer jogo rodar satisfatoriamente, ou seja, se você trocar o jogo vai ter que procurar a melhor configuração para ele, na internet. Já no PPSSPP, a configuração que demos para você aqui pode ser usada para todos os jogos, sem ter que fechar e abrir o emulador mil vezes antes de começar a jogatina.

    Desempenho

    Veja abaixo alguns dos jogos que testamos e como foi o seu desempenho nos emuladores:

    Final Fantasy Dissidia - É um jogo de luta que mistura todos os personagens das séries Final Fantasy. Durante o gameplay, não notamos nenhum problema em executar o jogo e nada relacionado à velocidade do jogo foi afetado. Já no JPCSP o outro emulador, sem configurá-lo, a velocidade apresentou problemas. Os gráficos também apresentaram serrilhados e, mesmo com modificações, os gráficos eram muito inferiores ao PPSSPP.

    Burnout - É um game de corrida que teve os seus moldes criados no Playstation 2 e ficou famoso pelas suas corridas desastrosas, onde quem causasse mais acidentes seria o vencedor. Na sua versão PSP, temos um game mais competitivo na questão da própria corrida e um pouco menos focado nos acidentes tão famosos. Ao fazer o teste, notamos que o jogo rodou com uma boa velocidade, especialmente quando o carro era colocado em pista, mas não podemos deixar de falar de alguns erros de gráficos que achamos, como o sol que fica escondido em uma tarja preta no meio da tela, nada que atrapalhe a jogatina. No JPCSP, o jogo apresentou muitos problemas que envolviam velocidade dos carros e gráficos cheios de serrilhado. O erro do sol apresentou-se igual no JPCSP.

Comentários

Postagens mais visitadas